Crime Ambiental em Maringá

A Secretaria de Meio Ambiente multou ontem o restaurante Casarão, localizado na avenida XV de Novembro, por crime ambiental. O valor da multa é de R$ 5 mil e o auto de infração foi lavrado ontem e será entregue para o proprietário do estabelecimento comercial.

De acordo com o diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Sérgio Viotto, o restaurante, que é grande gerador de resíduos, deslocou um contêiner de lixo para frente de um prédio público, o da Biblioteca Bento Munhoz da Rocha Neto, e nos últimos dias estava depositando o lixo diretamente na calçada.

“No total, foram despejados 700 quilos de resíduos e, pelo mau cheiro, fazia já alguns dias que o lixo se encontrava no local. Mesmo com a lavagem da rua, o local ainda apresenta um odor forte.”

Viotto comentou que o lixo foi examinado e constatou-se que os resíduos eram do restaurante. “Uma pessoa responsável pela coleta de lixo foi até o estabelecimento comercial e perguntou para o dono se os resíduos pertenciam mesmo ao restaurante e o proprietário confirmou.”

Uma empresa foi contratada pelo restaurante para coletar os resíduos e boa parte estava depositada no local há pelo menos quatro dias. A multa cabe ainda recurso mas, segundo o diretor, será muito difícil o dono do restaurante se livrar da multa.

Ele explica que desde o primeiro de janeiro, a prefeitura não coleta mais os resíduos de grandes geradores, ou seja, de estabelecimentos que geram 50 quilos ou 100 litros ao dia. “É uma lei do município que vem sendo discutida e negociada desde 2008.

No dia 10 de fevereiro do ano passado começaram a ser realizadas diversas reuniões de conscientização sobre a questão.”

Os estabelecimentos receberam, na primeira semana de dezembro, uma notificação sobre a destinação dos resíduos. “O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) tem uma lista com todas as empresas licenciadas que poderão dar um destino final aos resíduos desses estabelecimentos e os que se encontram geograficamente perto se organizem para escolher uma empresa para retirar os resíduos. Assim fica mais barato.”

De acordo com informações da prefeitura, as secretarias de Meio Ambiente e de Serviços Públicos estão acompanhando a coleta e destinação do lixo dos grandes geradores, e em caso de irregularidades, os estabelecimentos serão multados e receberão multas também os estabelecimentos que deslocarem os resíduos para outros locais.

Fabiane Giandotti
Foto: André Renato/PMM

Espero que sirva de exemplo para muitos.
Uma falta de respeito imensa, tanto com o meio ambiente, quanto com as pessoas das cidade!
R$5 Mil é pouco, mas já um começo.

0 Comentarios: